Residência Educação

Políticas Públicas

Programa Nova Chance

Proposta da Residência Educação para a ressocialização da população carcerária nos Presídios Brasileiros

O sistema prisional brasileiro não consegue atingir o seu principal objetivo que é a ressocialização de seus internos.

O Programa NOVA CHANCE – Educação em Presídios propõe a ressocialização por meio de tecnologia e inclusão pela educação com foco na QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, com a garantia de uma escola devidamente legalizada que atuará na capacitação de milhares de presos.
A situação carcerária no Brasil tem sido discutida e estudada quanto à verdadeira razão de sua existência: ressocializar indivíduos que cometem crimes, para que, após o cumprimento da pena, possam voltar ao convívio em nossa sociedade.

A Lei de Execução Penal garante aos presos a remissão de um dia de pena a cada doze horas estudadas; no entanto, este recurso não tem sido explorado diante da ausência de políticas públicas adequadas. Tais políticas devem observar a economia de escala e escopo quando da criação de projetos, observando sempre a possibilidade concreta de viabilização, ou seja, deve-se buscar fazer mais com menos.
Sob essa perspectiva, e com base nas experiências de outros países que adotaram programas similares, garante-se economia ao erário público, menor índice de reincidência criminal e cidadãos devidamente reintegrados à vida em sociedade.
Desse modo, entendemos que, para atender a perspectiva educacional prisional com foco na ressocialização dos indivíduos, é fundamental estabelecer um modelo de educação que promova aqueles direitos que a eles não foram cerceados, mesmo em condições de privação de liberdade, alicerçado na aprendizagem significativa.

O BRASIL
TEM PRESSA

Como começar a mudar a realidade?

Como quebrar paradigmas?

PROEJA

Oportunidade para melhorar a qualidade de ensino do tradicional EJA, reparando, equalizando e qualificando Jovens e Adultos que não tiveram acesso ao ensino na idade apropriada e inserindo-os no mercado de trabalho.

Este novo modelo traz a possibilidade da redução da evasão, que atualmente é de mais de 60%, ou seja, cai evasão, melhora a arrecadação de recursos para Estados e Municípios, através do FUNDEB, em um momento de grande instabilidade financeira em todo país.

Por que implantar o PROEJA?

ATENDER O PLANO DE EDUCAÇÃO 2015 À 2025 – Lei assinada por estados, municípios, visando atingir 20 metas na área da educação

SEM QUALIDADE E PERDE RECEITA – O EJA tradicional tem uma evasão muito grande, ultrapassando os 60%, pois os Jovens e Adultos já passaram da idade, precisam ter atratividade, e ele não traz nada de diferente. Com a evasão o município perde receita, pois o FUNDEB não paga

QUALIDADE E MANTÉM RECEITA – O PROEJA traz atratividade, incluindo uma Qualificação Profissional que leva a uma capacitação a esse Jovem Adulto, diminuindo a evasão, mantendo receita e atendendo o PME acima

QUALIDADE E REDUÇÃO DE CUSTOS – Nosso sistema possibilida a inclusão de até 20% dos conteúdos mediados por tecnologia, sendo considerado presencial. Com isso a redução de até 20% da folha de pagamento com o PROEJA

Torne-se um parceiro da Residência Educação

Somos a maior rede de educação profissional do Brasil e impactamos milhares de jovens adultos em todo o país. Venha fazer parte do nosso time!

Impacto Social

A área de Impacto Social do grupo RESIDÊNCIA EDUCAÇÃO coordena, monitora e consolida as ações sociais do grupo. Nossas iniciativas de impacto social ocorrem de diversas formas, podendo ser realizadas via parceiros ou internamente.

Algumas de nossas ações

Plano de Ação do Governo Federal para gerar emprego e renda para beneficiários do BOLSA FAMÍLIA. DOAÇÃO > 1.000.000 Vagas para Cursos Profissionalizantes

Plano de Ação do Governo Federal visando a profissionalização de Jovens. DOAÇÃO > 1.000.000 Vagas para Cursos Profissionalizantes

Caso queira saber mais, escreva para:

impactosocial@residenciaeducacao.com.br