Residência Educação

          A pandemia do novo corona vírus escancarou os problemas em nossos sistema de saúde. O que já era conhecido para todos que dependiam do SUS, assumiu um caráter ainda mais urgente, diante do imenso crescimento nos atendimentos em postos de saúde, UPA’s, UBS e demais pontos de atendimento à saúde.

           Governos de Estado fizeram construções as pressas para entrega de novos organismos de atendimento. Ou seja, novos hospitais e/ou unidades de atendimento foram entregues, porém, sem mão de obra qualificada apta a assumir esses novos pontos de atendimento público.

            Esta situação deu luz a deficiência em nosso corpo de profissionais da área da saúde, em todos os segmentos de atendimento. Porém, ficou ainda mais sensível no que diz respeito ao número de Enfermeiros e Fisioterapeutas.

            Segundo o Ministério da Saúde, até agosto de 2020, houveram quase 1 milhão e 200 mil profissionais da área afastados por suspeitas ou contaminação com a Covid-19. São números expressivos que retratam de forma visceral os impactos da ausência desses profissionais na linha de frente. Foi o período mais agudo de mortes em todo o país – até a segunda onda, iniciada em 2021 -.

            Com estes afastamentos o investimento em contratações emergenciais foi tratado com urgência máxima por prefeitos e governadores. Dando oportunidade a pessoas recém-formadas, ou que já estavam em vias de garantir seus diplomas em suas respectivas áreas.

            Este cenário não irá mudar tão breve em todo o país, visto que a urgência em aumentar a força de trabalho em todas as áreas da saúde é gigantesca. Portanto, investir em formação profissional agora é garantir um espaço nesse segmento que será aquecido por um tempo indeterminado em todas as regiões do país.

            Os cursos técnicos na área de Saúde, especialmente o de Enfermagem, garantem um rápido acesso ao mercado de trabalho, desde que haja responsabilidade na hora de escolher com quem estudar. Da mesma forma que houve um aumento nas vagas de trabalho, também houve um aumento na oferta de capacitação, que nem sempre é compatível com a qualidade esperada na formação de um profissional tão vital para nossa sociedade.

            Existem editais de contratação espalhadas em todos o país para profissionais técnicos em Enfermagem. Resta saber se você estará pronto para a vaga dos seus sonhos. O mercado de trabalho conta com você, e nós temos o curso certo e na hora certa para o seu sucesso.